Jornalismo Independente é o tema da primeira mesa de discussão da 12ª edição da Semana de Jornalismo

Posted by on Dezembro 12, 2013 in Sem categoria | 0 comments

1233324_650132508339138_1103600607_n

Flora Pereira, Raul Boechat e Yan Boechat na 12ª Semana do Jornalismo.
Foto: Lucas Amarildo – Comunica! Empresa Jr. de Jornalismo

Jornalismo Independente tem sido um tema bastante discutido entre os estudiosos de mídia. Por isso,  a 12ª edição da Semana do Jornalismo trouxe, nesse 11 de Setembro, a mesa de discussão “Jornalismo ou Jornalista Independente? Como é o trabalho fora da ‘Grande Mídia‘”.

Eram três os convidados da mesa: Flora Pereira da Silva, jornalista responsável pelo projeto Afreaka; Yan Boechat, jornalista freelancer; e Raul Fitipaldi, jornalista e um dos fundadores do Portal Desacato. Inicialmente, cada convidado fez uma pequena apresentação de seu trabalho e área em que atuam. Depois, foi aberta a sessão de perguntas feitos pelo público.

A princípio, Flora comentou sobre sua experiência e interesse no continente africano. Com seu projeto independente chamado Afreaka, a jornalista buscou desmistificar a cultura de países da África e, principalmente, apresentar uma abordagem menos estereotipada de sua  população. Na área jornalística, Flora desenvolveu um jornal laboratório com as diversas comunidades que visitou. “A ideia era que cada país escrevesse um post sobre sua cultura local”, explicou. Além disso, a jornalista deixou claro sua visão sobre como é tratado o continente pela grande mídia, e apontou que o ideal seria sempre observarmos a África com um olhar mais horizontal, tentando entender a multiplicidade de sua população e cultura.

Já Yan Boechat comentou mais sobre o mercado jornalístico atual. Explicou que estamos vivendo um momento conturbado no ambiente jornalístico, onde as empresas estão procurando cada vez mais enxugar seu número de profissionais da área, tornando o mercado menos estável para os jornalistas. ”Fazer jornalismo de qualidade custa caro, e o pior é que vivemos em um contexto em que as pessoas não querem mais pagar pela informação”, disse. Quanto ao assunto Jornalismo Independente, Yan apontou várias questões, principalmente quanto à remuneração desses jornalistas. “Não me considero um jornalista independente, estou apenas desempregado”, brincou.

Por fim, Raul Fitipaldi nos apresentou informações mais focadas no tema da mesa. Um dos fundadores do Portal Desacato, site de jornalismo independente, ele explicou como funciona sua corporativa e em que medida esse ramo do jornalismo pode ser

a “salvação desses profissionais“. Com críticas ferozes ao governo, à universidade e aos detentores do monopólio midiático nacional, Raul se mostrou grande apoiador da criação de uma Lei de Meios, que favoreceria a equidade de oportunidades do direito de expressão do cidadão. “O jornalismo independente surge justamente pela omissão do governo, que vive fornecendo concessões somente para as grandes corporações” explicou.

Texto e foto por: Comunica! Empresa Júnior de Jornalismo

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>