Palestras

Gabriel Rinaldi

Formou-se na Rochester Institute of Technology em 2007. Trabalha para revistas brasileiras (como Exame, Bravo! e Época) e revistas e jornais americanos (como Financial Times, Vogue Noivas, New York Times e Wall Street Journal), além de fazer campanhas comerciais. Já ganhou mais de 10 prêmios nacionais e internacionais de fotografia. Seu trabalho pode ser visto no site:www.gabrielrinaldi.com

 

Matthew Shirts

Matthew Shirts

Nascido nos Estados unidos, Matthew Shirts chegou ao Brasil pela primeira vez em 1976, como aluno de intercâmbio no colegial, e acabou em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Em 1979, ele retornou ao Brasil como intercambista da Universidade de São Paulo (USP) para fazer um ano de Humanas. Na década de 80, Matthew mudou-se de vez para São Paulo e em 1990 começou a trabalhar para revista Super Game Power (SP) e, depois, passou a atuar como editor na National Geographic Brasil e está há onze anos no cargo. Foi cronista para o Estado de SP de 1994 até 2011 e escreve crônicas para a revista Veja até hoje. Também é coordenador do site Planeta Sustentável, no portal do Grupo Abril. Autor dos livros Formação Histórica de São Paulo – De Comunidade a Metrópole (Difel, 1970) e O Jeitinho americano – 99 crônicas (Realejo, 2010). Editou o Manual de Etiqueta Sobre Sustentabilidade, produzido pela equipe do Planeta Sustentável que circulou nas revistas Veja, Claudia, Nova Escola e National Geographic. É membro da Ala da Velha Guarda da Escola de Samba Pérola Negra, da Vila Madalena.

 

Klester Cavalcantic5r7p5r8

Pernambucano nascido em Recife, Klester Cavalcanti é formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). De 1998 a 2000 foi correspondente da revista Veja na Região Amazônica. Ele também trabalho nas revistas Viagem e Turismo, Caminhos da Terra, VIP (na qual foi editor chefe) e Contigo. Foi editor de cultura no Jornal da Tarde e editor da Revista JT entre 2010 e julho de 2011 – quando deixou o cargo para assumir o comando do portal do Estadão, ao lado de Luís Fernando Bovo. Em 2012 retornou a Editora Três, como editor-executivo da IstoÉ Gente. Escreveu os livros Viúvas da Terra (Planeta, 2005), O Nome da Morte (Planeta, 2006) e Direto da Selva (Geração Editorial, 2007). Venceu o Prêmio Jabuti de Literatura em 2005 e 2007. Ganhou o prêmio de Melhor Reportagem Ambiental da América do Sul pela Reuters e pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais), o Lorenzo Natali Prize, o mais importante prêmio de Jornalismo de Direitos Humanos do mundo, o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos e o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. Em maio de 2012, Klester foi preso pelo exército sírio enquanto cobria a guerra na cidade de Homs. Passou seis dias presos, foi torturado e ameaçado de morte. Klester transformou o episódio em um livro: Dias de Inferno na Síria (Benvirá/Saraiva), com prefácio de Caco Barcellos, lançado em outubro do mesmo ano.

 

Bruno Torturra

Em breve.

 

André Caramante

O jornalista da Folha de São Paulo atua há mais de 13 anos na área de segurança pública e realiza reportagens de denúncias sobre abusos da polícia e crime organizado no estado de São Paulo. Recentemente, Caramante ficou exilado por três meses com sua família após seus filhos serem ameaçados pelo coronel da Polícia Militar, Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada, após saber de publicações de matérias que o denunciavam de usar o Facebook para incitar a violência.

 

Richard AmanteAmante

O gaúcho de Porto Alegre, Richard Amante, é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Em 2007 trabalhou para o SPORTV3 durante os Jogos Panamericanos no Rio de Janeiro e foi responsável pelo programa “Repórter Sportv”. No mesmo ano, resolveu mudar de país e foi para a China onde criou o site Amante na China, no qual publica textos, fotos e vídeos da terra de Mao Tsé Tung. Trabalhou para a TV Globo nas Olimpíadas de Beijing e no GP Chinês da Fórmula 1 em 2008. E de 2009 a 2011 foi editor na Rádio Internacional Chinesa, trabalhando conteúdo em português. Autor do livro Amante na China (Vermelho Marinho, 2011).

 

 

Audálio Dantas

Em breve.

Daniela Arbex

Em breve

Leonardo Sakamoto

Em breve.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>