12ª edição da Semana tem início com palestra de Matthew Shirts
No dia 6 de setembro, a 12ª edição da Semana do Jornalismo teve sua abertura oficial com a palestra do editor-chefe da revista National Geographic Brasil, Matthew Shirts. O jornalista iniciou a apresentação dando uma verdadeira aula sobre a publicação, cuja edição original comemora seus 125 anos. Ele contou a história de como a ONG criada por pesquisadores e exploradores para mapear o território mundial se transformou em uma revista que se mantém até hoje em 36 países.
Grande parte desse sucesso se deve ao inventor Alexander Graham Bell, que assumiu a frente da publicação oito anos após seu lançamento, em 1896, quando já estava indo à falência. O cientista escocês revolucionou o projeto editorial da revista que, ao invés de publicar artigos científicos, passou a contar histórias de viagens aos lugares mais interessantes do mundo em uma linguagem que qualquer pessoa pudesse entender. Em seguida,
contratou Gilbert Grosvenor, que iniciou as experimentações com imagens e deu à revista a característica que a difere até hoje: a fotografia como destaque.
Todo o valor arrecadado com as assinaturas da publicação passou a ser utilizado para o financiamento de pesquisas e expedições. Durante esses 125 anos, milhares de projetos puderam ser fotografados para as páginas da revista. Entre os mais famosos estão a exploração de Machu Picchu, o primeiro mergulho com um quilômetro de profundidade, os detalhes da carcaça do Titanic e o retrato da “menina afegã”. Dos mais atuais, se destaca o registro de leões feitos com drones e robôs no norte da Tanzânia.
Matthew Shirts encerrou sua visita falando sobre as formas atuais de publicação e o jornalismo digital. Segundo ele, as vendas da edição norte-americana
aumentaram nos últimos anos graças à versão para tablets. Sobre o mercado de trabalho, aconselhou os estudantes presentes: “o mundo da reportagem hoje preza pelos vídeos. Se eu fosse jornalista hoje, me dedicaria a aprender mais sobre essa área. Não tenho dúvidas de que o futuro é por aí”.
Texto e foto por: Comunica! Empresa Júnior de Jornalismo