Holocausto Brasileiro: Daniela Arbex reconta o episódio do Hospital Colônia em Minas Gerais.

Posted by on Novembro 13, 2013 in Sem categoria | 0 comments

Daniela Arbex na 12ª Semana do Jornalismo. Foto: Willian Rotta – Comunica! Empresa Jr. de Jornalismo

Daniela Arbex na 12ª Semana do Jornalismo.
Foto: Willian Rotta – Comunica! Empresa Jr. de Jornalismo

Quem conhece o mínimo da história dos judeus na Segunda Guerra Mundial ao menos imagina como eram suas vidas nos campos de concentração. Entretanto, o que pouca gente sabe é que algo muito parecido também aconteceu no Brasil. Daniela Arbex, jornalista do Tribuna de Minas, nos apresenta um episódio aterrorizante e surpreendentemente semelhante ao holocausto nazista, o qual denomina Holocausto Brasileiro.

O Hospital Psiquiátrico Colônia de Barbacena, fundado no ano de 1903, em Minas Gerais, foi o tema abordado por uma série de sete reportagens investigativas para o Jornal Tribuna de Minas. O trabalho jornalístico, feito por Daniela, conta a rotina do hospital psiquiátrico acusado de

tratamento desumano aos seus pacientes durante quase três décadas. Descobriu-se que mais de 60 mil pessoas perderam a vida no hospital, o qual não tinha sequer critérios médicos para a internação de pacientes. Homossexuais, prostitutas, pessoas com dificuldades de interação social, todos faziam parte do leito de pacientes do hospital psiquiátrico que, na realidade, possuía como minoria pacientes com reais distúrbios mentais. Além disso, a jornalista também mostra várias histórias ocorridas no hospital e, exemplificando tamanha atrocidade, conta como os pacientes eram obrigados a permanecer nus durante todo o tempo e a viverem em um ambiente onde a violência sexual era quase que rotineira.

A série de reportagens, que posteriormente forneceu a base para o livro Holocausto Brasileiro, foi um trabalho árduo de investigação jornalística. Com visitas ao Museu da Loucura, entrevistas com sobreviventes do episódio, e muita pesquisa, Daniela Arbex recontou a história do Hospital Colônia. Com a ajuda de Luiz Alfredo, fotógrafo com o maior registro de imagens do hospital, a jornalista conseguiu mostrar, de forma mais chocante, o sofrimento dos pacientes do manicômio. “A gente lida com muitas tragédias, vê muitas mortes. Mas aquilo não era acidente, era um crime, um assassinato em massa”, explica o fotógrafo.

Outro fato impressionante descoberto no processo investigativo era o comércio entre o hospital e determinadas universidades. A jornalista explicou como a venda de corpos de pacientes geraram um acúmulo de 60 mil reais ao hospital psiquiátrico. Além disso, com entrevistas aos sobreviventes do hospital, Daniela conseguiu resgatar muitas histórias e diversas declarações para a produção de seu trabalho. “Se existe inferno, o Colônia é esse lugar” conta Cabo, um dos poucos pacientes ainda vivos que passaram pelo manicômio.

Como resultado desse trabalho, o governo de Minas Gerais reconheceu oficialmente a culpa pelas mortes no hospital. Além disso, também pôde ser construído um memorial aos pacientes, e muitas famílias puderam conhecer o destino de seus parentes lá internados. Mas, segundo a própria jornalista, a mais importante consequência desse trabalho foi a eternização

dessa história. A história dos milhares de pacientes que passaram por aquele campo de concentração, também conhecido como Hospital Psiquiátrico Colônia de Barbacena.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>